https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/issue/feed Diálogo com a Economia Criativa 2025-05-26T15:01:00-03:00 Revista Diálogo com a Economia Criativa revistadcec-rj@espm.br Open Journal Systems Diálogo com a economia criativa https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/528 Liderança e criatividade: uma análise da atuação de gestores de equipes criativas no Agreste Pernambuco 2024-11-13T09:55:55-03:00 BIANCA BARROS biancabarros865@gmail.com HANNAH MIRANDA hannahmorais@asces.edu.br <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>A economia criativa e suas indústrias criativas são caracterizadas pela presença de indivíduos e equipes criativas que se destacam no mercado de trabalho como fontes de vantagem competitiva. Dessa forma, esses indivíduos usam da criatividade como uma competência da liderança. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar a liderança exercida pelos gestores na economia criativa, das quatro grandes áreas da economia criativa, no Agreste Pernambuco. Especificamente, buscou-se compreender a atuação desses gestores diante dos elementos da liderança criativa e as características relacionadas à criatividade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com cinco gestores da economia criativa, da cidade de Caruaru, Pernambuco, sob a ótica da análise de conteúdo. Concluiu-se que os gestores da economia criativa estão em processo de transição em direção à liderança criativa, esforçando-se nesse sentido. Considerando os principais fatores envolvidos na gestão de equipes criativas, os aspectos “ideias próprias”, “clima”, “resiliência” e “aprendizado vindo da experiência” apresentaram maior congruência. Por outro lado, os aspectos “plataforma de entendimento”, “visão compartilhada” e “ativação em rede” requerem atenção para serem aprimorados.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 BIANCA BARROS, HANNAH MIRANDA https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/542 COM‐POR Pessoas Negras: Tecnologia Social-Ancestral 2024-08-28T15:25:20-03:00 Loíse Lorena do Nascimento Santos loise.lorena@gmail.com Hebert Silva dos Santos heberthss@gmail.com Letícia Lapa lelelapa1997@gmail.com Andriellen Borges andriellenborges@gmail.com Alexandra Cleopatre Tsallis atsallis@gmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Este trabalho teve por objetivo compartilhar sobre o grupo de atendimento terapêutico COM-POR UERJ Pessoas Negras como uma Tecnologia Social e Ancestral. Este grupo existe desde 2019 e foi produzido no Laboratório afeTAR na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu compromis- so é prestar cuidado psicoterápico para pessoas negras, entendendo que o racismo disseminado na sociedade brasileira exerce um efeito adoecedor e, consequentemente, danoso para a saúde mental da população negra. Além disso, o COM-POR UERJ pode ser articulado dentro do conceito de economia criativa, uma vez que utiliza o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual de indivíduos para gerar soluções inovadoras e sustentáveis. Assim, desde a sua elaboração, o dispositivo é entendido como uma Tecnologia Social, pois como um dispositivo que pode ser replicado, apresenta-se como uma das possíveis soluções para uma demanda social. Contudo, à medida que avançamos em sua consolidação, nos damos conta de que mais do que uma Tecnologia Social, ele é, e sempre foi, uma Tecnologia Ancestral, sendo um instrumento de resgate da valorização dos modos de ser e estar no mundo como pessoa negra, e regeneração do tecido social esgarçado diante de tanta desigualdade.</p> </div> </div> </div> </div> <p> </p> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Loíse Lorena do Nascimento Santos, Hebert Silva dos Santos, Letícia Lapa, Andriellen Borges, Alexandra Cleopatre Tsallis https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/545 Airbnb e a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida 2024-10-28T15:41:15-03:00 Luana Maria Alves Linhares lua.anaphb9@gmail.com André Riani Costa Perinotto perinotto@ufdpar.edu.br <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>A acessibilidade é um componente fundamental para a inclusão social e econômica, especialmente no contexto do turismo, em que a experiência do viajante começa frequentemente com a reserva de acomodações online, assim também se refere a questões de acessibilidade digital na experiência de uso de plataformas digitais. Este estudo examinou a relação da plataforma digital Airbnb com as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tanto no trato da experiência da viagem quanto na experiência do uso da plataforma digital, destacando a importância do acesso à informação clara e precisa. Objetivou-se identificar, por meio de Conteúdos Gerados por Usuários (CGUs) e recursos, quais oportunidades para a promoção do turismo inclusivo na região a plataforma propõe. Assim, possibilitando que outros pesquisadores possam se aprofundar no tema, bem como possam agregar no mercado turístico e em sua jornada acadêmica. O trabalho teve como área de abrangência de estudo o Litoral Piauiense. Foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, buscando analisar o processo acerca da problemática. Como resultados a análise detalhada das ferramentas e práticas atuais de acessibilidade do Airbnb nas cidades de Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia revelam que há boas oportunidades, porém, reforça-se a importância de um compromisso contínuo com a acessibilidade, incentivando tanto os anfitriões, a academia quanto a indústria a colaborar para a criação de um ambiente digital inclusivo.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Luana Maria Alves Linhares, André Riani Costa Perinotto https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/547 Design e futuros possíveis: metodologia para cenários nas periferias cariocas 2024-11-12T14:24:08-03:00 Paola de Lima Vichy paolavichy@gmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O futuro é influenciado por transformações históricas, especialmente tecnológicas e sociais, destacando a importância de habilidades como empatia, criatividade e resiliência. A partir disso, este artigo propõe uma metodologia para a construção de cenários futuros nas periferias do Rio de Janeiro, com foco nas regiões de Praça Seca e Madureira. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma revisão teórica sobre design prospectivo, entrevistas com o idealizador da ONG AMACE RJ e visitas à unidade da ONG em Praça Seca. O estudo envolve a colaboração de alunos de uma disciplina extensionista de Design e a participação ativa da comunidade local. A metodologia busca integrar o conhecimento acadêmico e a prática social, promovendo a cocriação de cenários baseados nas demandas locais. Ao envolver atores comunitários e acadêmicos, o estudo visou criar um futuro mais inclusivo e sustentável para as periferias urbanas.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paola de Lima Vichy https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/548 Políticas públicas e financiamento em economia criativa 2024-11-11T12:15:47-03:00 Viviane Silva de Paula educacaosocial@educaita.com.br <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Este artigo oferece uma análise aprofundada das políticas públicas e dos mecanismos de financiamento direcionados ao fortalecimento da economia criativa no Brasil, um setor em crescente importância no cenário econômico global. O estudo não apenas identifica os principais desafios enfrentados, como a concentração de recursos nos grandes centros urbanos, a burocracia estatal excessiva e as dificuldades de acesso a possíveis linhas de crédito, mas também explora as oportunidades emergentes que podem ser aproveitadas para fomentar o desenvolvimento desse setor. Entre as oportunidades destacadas estão as novas tecnologias, que têm revolucionado a forma como os empreendedores da economia criativa obtêm financiamento, com ênfase no crowdfunding, que permite que projetos inovadores sejam financiados diretamente por um grande número de indivíduos. Por fim, o estudo recomenda uma estratégia de descentralização dos recursos financeiros, de modo a promover um melhor equilíbrio entre as regiões do país, assim como uma maior integração entre os diferentes níveis de governo e o setor privado. Essa colaboração é vista como essencial para fomentar a internacionalização e a inovação da economia criativa brasileira, assegurando que o Brasil se posicione de forma competitiva no mercado global.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Viviane Silva de Paula https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/551 As artes cênicas no contexto da Economia Criativa de Belo Horizonte 2024-11-07T19:22:24-03:00 Yuri Silveira yuri.silveira@umg.br Giselle Safar giselle.safar@gmail.com Maria Regina Dias regina.alvares@uemg.br <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a oferta de capacitação em artes cênicas, especificamente em tecnologias da cena, na cidade de Belo Horizonte, metrópole que tem se desenvolvido significativamente como polo de turismo de eventos, tanto de negócios quanto culturais. Por meio de uma revisão bibliográfica, confirmou-se a presença das artes cênicas entre os segmentos da Economia Criativa, área recente e de grande potencial econômico, bem como confirmou-se a importância das atividades criativas para os desenvolvimentos local e regional. No entanto, foram identificados alguns entraves para seu desenvolvimento no Brasil, entre eles, a falta de com- petências e de profissionais especializados que possam ampliar os resultados econômicos, sociais e culturais das regiões brasileiras. Nesse sentido, e dessa vez por meio de pesquisa exploratória, foram buscadas, em Belo Horizonte, as possibilidades existentes de formação de profissionais em tecnologias da cena, entendida esta como planejamento, concepção, projeto e detalhamento de configurações, ambientes e estruturas no âmbito das artes cênicas, compreendendo os projetos de iluminação, sonorização, cenografia e figurino de espetáculos teatrais e afins. A pesquisa confirmou a carência de ofertas regulares de capacitação, o que sugere a oportunidade para que propostas nesse sentido sejam feitas em benefício das artes cênicas, particularmente, e da economia criativa belo-horizontina e mineira de modo geral.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Yuri Simon da Silveira, Giselle Hissa Safar, Maria Regina Álvares Correia Dias https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/556 Como fazer um hit: fatores associados ao consumo musical no Spotify 2025-02-03T15:58:21-03:00 Ana Flávia Machado afmachad@cedeplar.ufmg.br Gabriel Henrique Galvão galvaohenriquesgabriel@gmail.com Lucas Resende de Carvalho lucasrc@cedeplar.ufmg.br <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>A digitalização transformou o consumo cultural. As análises realizadas buscaram aprofundar o en- tendimento das preferências dos consumidores no mercado musical, que tem passado por transformações significativas com o advento do streaming nos últimos anos. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi investigar as características das músicas mais ouvidas nas plataformas digitais e explorar os fatores que contribuem para que uma música se torne um sucesso no Spotify. Os dados foram obtidos diretamente da plataforma por meio da ferramenta Web API fornecida pelo próprio serviço de streaming. O conjunto de dados utilizado abrange 562.453 músicas lançadas entre 1922 e 2021, considerando informações de ouvintes e artistas em escala global. As análises foram conduzidas por meio de um modelo binomial negativo inflado de zeros para examinar as interações entre diferentes indicadores disponíveis no Spotify (características sonoras) e a popularidade das faixas na plataforma. Em média, músicas com valores mais elevados para as variáveis de conteúdo explícito, dançabilidade e energia apresentaram maior popularidade no Spotify.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Ana Flávia Machado, Gabriel Henrique Galvão, Lucas Resende de Carvalho https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/563 Aprender o Carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público 2025-02-28T12:02:27-03:00 Caique de Azevedo Andrade azevedo.caique@hotmail.com Alessandra Baiocchi alessandra@acbaiocchi.com Thiago dos Santos Reis thiagosantos.reis@hotmail.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>O Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil e no Rio de Janeiro alcança projeção global, destacando-se por sua grandiosidade e relevância econômica e simbólica. Este estudo investigou como estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas para ampliar o conhecimento do público e enriquecer a experiência de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Baseada em entrevistas com espectadores e interessados no evento, a pesquisa identificou lacunas significativas nas abordagens atuais de comunicação, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes para fortalecer a conexão com o público-alvo. Além disso, foram exploradas oportunidades para melhorar a interação e o engajamento, promovendo uma compreensão mais profunda do espetáculo. Uma comunicação assertiva pode beneficiar gestores, escolas de samba e empresas envolvidas, ao atrair novos públicos e renovar o interesse pelo evento. O estudo reforça a importância de se fortalecer a relação com o público para ampliar o conhecimento sobre o Carnaval, reconhecido como um dos principais patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Dessa forma, espera-se assegurar que sua riqueza e significado sejam plenamente valorizados por audiências diversas e globais.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Caique Andrade, Alessandra Baiocchi, Thiago Reis https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/570 Avaliação de políticas em economia criativa e perspectivas de um (re)nascimento do Brasil criativo 2025-03-07T09:11:02-03:00 Israel Alves Jorge de Souza israeljorge@israeljorge.com <div class="page" title="Page 1"> <div class="section"> <div class="layoutArea"> <div class="column"> <p>Reconhecendo a importância e a transversalidade da fase de monitoramento e avaliação no ciclo de políticas públicas, é fundamental debruçar-se sobre esse tema específico no âmbito das políticas em economia criativa. Há, porém, por conta da carência no Brasil de institucionalização nesse sentido, diversos desafios. O presente estudo pretendeu analisar esse contexto e destacar as perspectivas atuais diante do anúncio de recriação da Secretaria de Economia Criativa e do lançamento das diretrizes da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo.</p> </div> </div> </div> </div> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Israel Alves Jorge de Souza https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/594 Editorial #28 2025-03-28T18:39:03-03:00 Veranise Jacubowski Correia Dubeux vdubeux@espm.br 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Veranise Jacubowski Correia Dubeux https://dialogo.emnuvens.com.br/revistadcec-rj/article/view/595 Uma viagem pelas capas da Diálogo com a Economia Criativa 2025-04-05T12:08:24-03:00 Mirella De Menezes Migliari migliari@espm.br Bruno Tostes de Aguiar b.tostes@acad.espm.br <p>Texto sobre a imagem da capa #28.</p> 2025-05-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Mirella De Menezes Migliari, Bruno Tostes de Aguiar