Valorizando as pequenas experiências musicais: as turnês e concertos de sala de estar como alternativas para o cenário independente em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.38134-145Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir como, a partir do cenário de crise econômica e retração dos investimentos públicos e privados no setor musical independente brasileiro, novas estratégias voltadas para a realização de shows intimistas em sala-de-estar tem se colocado como uma possibilidade de sustentabilidade e manutenção da carreira musical. Com a análise de caso da passagem por Maceió da turnê “Na Sala de Estar” da banda gaúcha Apanhador Só, realizada via financiamento coletivo, pretendo refletir sobre como essas iniciativas criativas podem revitalizar o segmento.Referências
AFP. Madonna teria recebido oferta de R$ 240 milhões para trocar de gravadora. G1, 2007. Disponivel em: <http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,MUL148325-7085,00-MADONNA+TERIA+RECEBIDO+OFERTA+DE+R+MILHOES+PARA+TROCAR+DE+GRAVADORA.html>. Acesso em: 01 maio 2016.
CARAH, N. Pop Brands: Branding, popular music and young people. Nova Iorque: Peter Lang, 2010.
GIBSON, C.; CONNELL, J. Music Festivals and Regional Development in Australia. Farnham: Ashgate, 2012.
HERSCHAMNN, M.; QUEIROZ, T. Balanço da experiência sonora e lúdica da edição 2011 do Rock in Rio. In: FERNANDES, C.; MAIA, J.; HERSCHMANN, M. Comunicações e Territorialidades: Rio de Janeiro em cena. São Paulo: Anadarco, v. 1, 2012.
HERSCHMANN, M. Lapa, cidade da música. Desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música independente nacional. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. 236 p.
HERSCHMANN, M. Crescimento dos festivais de música independentes no Brasil. In: SÁ, S. Rumos da cultura da música: negócios, estéticas, linguagens e audibilidades. Rio de Janeiro: Sulina, 2010. p. 249-266.
HERSCHMANN, M. Indústria da Música em Transição. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, v. 1, 2010. 179 p.
NOGUEIRA, B. A nova era dos festivais - Cadeia produtiva do rock independente no Brasil. Ícone, Recife, 11, 2009. 1-12.
PIRES, V. Além do pós-rock: as cenas musicais contemporâneas e a nova música instrumental brasileira. Maceió: Edufal, 2015. 196 p.
PIRES, V.; JANOTTI JR, J. So Far, So Close: distinção e política na Sofar Sounds, uma rede colaborativa de consumo de música ao vivo. Revista Contemporânea, 02, 2015. 10-20.
SUDDATH, C. Why Live Nation Wants to Put Madonna and U2 Under New Management. Bloomberg, 2013. Disponivel em: <http://www.bloomberg.com/news/articles/2013-11-13/why-live-nation-wants-to-put-madonna-and-u2-under-new-management>. Acesso em: 01 maio 2016.
YÚDICE, G. Apontamentos sobre alguns dos novos negócios da música. In: HERSCHMANN, M. Nas bordas e fora do mainstream musical. São Paulo: Estação das Letras e das Cores, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.