“O vinho como bem de consumo que vem “de fora”: Representações e práticas culturais de consumidores cariocas”
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.513160-175Resumo
O principal objetivo desse artigo é apresentar como se dá o processo de consumo de vinho por parte de um grupo de pessoas das camadas médias altas do Rio de Janeiro, que está associado à aquisição de informações sobre a história e a produção da bebida e também ao aprendizado de práticas de consumo que seguem prescrições de especialistas. A partir de uma etnografia realizada em um comércio especializado de vinho e da teoria da hospitalidade como chave interpretativa para as situações apresentadas na pesquisa de campo, mostro como tal objeto está relacionado a algo que vem “de fora” do país, sendo a alteridade um elemento fundamental na configuração de suas formas de apropriação e no surgimento de uma sociabilidade importante na vida dessas pessoas.
Referências
BARBOSA, L. Nobres e anjos. Um estudo de tóxicos e hierarquia (resenha). Mana, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p. 177-180, Apr. 1999.
_______. O jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.
CAMARGO, L. O. L. A pesquisa em hospitalidade. Revista Hospitalidade. São Paulo, ano V, n. 2, p. 15-51, jul.- dez. 2008.
CAMPBELL, C. A ética romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.
DA MATTA, R. Apresentação. In: VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Vozes, 2011.
_______. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
GOMES, L. G. Comércio étnico em Belleville: memória, hospitalidade e conveniência. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), RIO DE JANEIRO, v. 29, p. 187-207, 2002.
GOTMAN, A. La question de l'hospitalité aujourd'hui. In: Communications, L'hospitalité. v. 65, p. 5-19. 1997.
_______. O Comércio da Hospitalidade é Possível? Tradução Luiz Octávio de Lima Camargo. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. VI, n. 2, p. 3-27, jun.- dez. 2009.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
MAFFESOLI, M. A Sombra de Dionísio: contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
MARCUS, G. E. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, California, v. 24, p. 95-117, 1995.
MAUSS, M. Ensaio sobre a Dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.
MAYOL, P. A conveniência. In: DE CERTEAU, M.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: 2. Morar, cozinhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MEZABARBA, S. R. Vestuário e cidades: Ethos, consume e apresentação de si no Rio de Janeiro e São Paulo. Tese (doutorado) Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, 2012.
SELWYN, T. Uma antropologia da hospitalidade. In: LASHLEY, C.; MORRISON, A. (Org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. São Paulo: Manole, 2004.
VAN GENNEP, A. Os ritos de passagem. Petrópolis: Vozes, 2011.
VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
_______. Nobres e anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.