Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.411108-127Resumo
O presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação, propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.
Referências
BENDAZZI, Giannalberto. Cartoons: One hundred years of cinema animation, Estados Unidos, Indiana University Press, 1995
CRUZ, Gabriel F.S.; COUTO, RITA M S; RIBEIRO, Flavia N F, Brinquedos óticos animados e o Ensino de Design. Revista Educação Gráfica, Vol 21, no. I, abril de 2017.
CRUZ, Gabriel F.S. COUTO, RITA M S; RIBEIRO, Flavia N F, Brinquedos óticos animados e o Ensino de Design. Rio de Janeiro, PUC-Rio (Tese de Doutorado), 2017.
KITTLER, Friederich. Mídias ópticas: curso em Berlim, 1999. Rio de Janeiro. Contraponto. 2016.
LUCENA, Alberto. Arte da animação. Técnica e estética através da história – São Paulo. Editora SENAC, 2002
MANONNI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema, São Paulo: Editora Senac – São Paulo, 2003
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: Um design para o ensino e a aprendizagem, Porto Alegre, Artmed 2000
SOLOMON, Charles. Enchanted Drawings: The history of animation. Estados Unidos, Random House Value Publishing, 1994
SPADA, Daniele. Criatividade e psicanálise no processo criativo do estudante de Design, Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida (dissertação de mestrado), 2013
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez; 1996.
TOLKIEN, J. R. R. O Hobbit. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2012
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.