“Santa Clara 33”: consumindo moda praia no bairro de Copacabana.

Autores

  • ALESSANDRA DE FIGUEREDO PORTO Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51318-35

Resumo

Inaugurado em maio de 1958, somente na década de 70 o prédio situado no número 33 da Rua Santa Clara  tornou-se um importante centro comercial do bairro de Copacabana. A moda praia passou a ser o principal segmento a ser comercializado no endereço. A construção abriga doze andares de lojas. O prédio expandiu a oferta de produtos e serviços para outros segmentos (como calçados, acessórios e bijuterias), mas prossegue como um importante ponto de comércio varejista de moda praia na cidade do Rio de Janeiro. O presente artigo busca descrever a dinâmica e as práticas de consumo existentes no “Santa Clara 33” ao completar 61 anos de existência, bem como compreender as  imbricações que emergem dos estilos de vida do carioca - e a sua ligação com a praia e a vida à beira mar. 

Palavras-chave: Rio de Janeiro; Copacabana; Rua Santa Clara; Consumo; Moda Praia.

Biografia do Autor

ALESSANDRA DE FIGUEREDO PORTO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UERJ. Especialista em Marketing.  Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Relações Públicas) pela UERJ. Professora do IBMEC/RJ (Graduação em Comunicação Social) e da Pós-Graduação (Lato Sensu / MBA).

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Dossiê CONSUMO e SOCIABILIDADES 2