A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.5146-24Resumo
Este artigo buscou analisar como se dá a jornada de decisão dos jovens cariocas com alto capital cultural, no que tange ao consumo de música popular. Mais especificamente, buscou-se identificar as etapas e influências que ocorrem na jornada de decisão de jovens com alto capital cultural, residentes do município do Rio de Janeiro, sobre o consumo de música popular. Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a realização entrevistas em profundidade. Estes jovens cariocas decidem a música popular que vão consumir e em qual plataforma vão consumi-la com base em sugestões de amigos, dos formadores de opinião da internet e na disponibilidade e facilidade das plataformas digitais. Os critérios de escolha são bastante variados, mas emergiu um critério de segmentação bastante interessante para o mercado, os aficionados e os não exigentes. As plataformas de streaming vão se ver obrigadas a agregar funcionalidades de outros serviços, fora da indústria da música. Os jovens entrevistados consideram suas experiências em outros serviços e plataformas ao avaliar os serviços de streaming. Com relação a estudos de consumo, vislumbra-se um modelo de processo decisório que não é linear, mas sim uma jornada de idas e vindas, com a avaliação e comparação dos serviços de forma mais ampla, incluindo outros setores, com diversas influências e em constante mutação, indicando a necessidade de ter-se mais foco, não somente no entendimento do comportamento do consumidor, mas também nas dinâmicas de mercado.
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