Rio Anime Clube: a festa dos fãs

Autores

  • Leonardo Soares da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação
  • Isabel Travancas Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51497-113

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar um evento da Indústria Cultural onde a cultura pop é celebrada: o Rio Anime Club. Foi desenvolvida uma pesquisa de “inspiração etnográfica” no Rio Anime Club realizado em maio de 2019, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela incluiu observação participante e realização de entrevistas. Trata-se de uma festa organizada por fãs e para fãs e suas marcas principais são a coesão social entre os participantes e as “efervescências coletivas” vividas por eles no evento. Este trabalho foi construído sobre uma base teórica que inclui as obras dos autores: Adorno e Horkheimer (1993) para pensar a  indústria cultural, Durkheim (1978) a festa,  Fiske (1992) e Hills (2002) o fandom,  Baym (2007) e Coelho (1999) os fãs (2015) e Nunes (2015) o cosplay. Durante a pesquisa de campo observou-se que as interações entre os participantes, assim como as suas práticas - o cosplay é uma delas -, são expressão do vínculo dos indivíduos com a cultura pop. E ainda que essa cultura seja responsável pelas emoções que provoca estas só ocorrem porque os participantes deixam-se afetar por suas narrativas. Podemos concluir que a cultura pop, responsável pelas experiências vivenciadas no Rio Anime Club, tem um papel importante na vida de seus fãs.

Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação

Sou graduado em administração com concentração em marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em administração pela Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiroe. Atualmente estou no programa de pós-graduação  da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro,pelo qual busco o grau de doutor em Comunicação na linha de pesquisa de Mídias e Mediações.

Isabel Travancas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação

Isabel Travancas é professora associada do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Eco-UFRJ. Doutora em Literatura Comparada pela UERJ

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigos