Rio Anime Clube: a festa dos fãs
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.51497-113Resumo
O objetivo deste artigo é analisar um evento da Indústria Cultural onde a cultura pop é celebrada: o Rio Anime Club. Foi desenvolvida uma pesquisa de “inspiração etnográfica” no Rio Anime Club realizado em maio de 2019, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela incluiu observação participante e realização de entrevistas. Trata-se de uma festa organizada por fãs e para fãs e suas marcas principais são a coesão social entre os participantes e as “efervescências coletivas” vividas por eles no evento. Este trabalho foi construído sobre uma base teórica que inclui as obras dos autores: Adorno e Horkheimer (1993) para pensar a indústria cultural, Durkheim (1978) a festa, Fiske (1992) e Hills (2002) o fandom, Baym (2007) e Coelho (1999) os fãs (2015) e Nunes (2015) o cosplay. Durante a pesquisa de campo observou-se que as interações entre os participantes, assim como as suas práticas - o cosplay é uma delas -, são expressão do vínculo dos indivíduos com a cultura pop. E ainda que essa cultura seja responsável pelas emoções que provoca estas só ocorrem porque os participantes deixam-se afetar por suas narrativas. Podemos concluir que a cultura pop, responsável pelas experiências vivenciadas no Rio Anime Club, tem um papel importante na vida de seus fãs.
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