Avaliação sobre Animação e Cinema de vida real: semelhanças e diferenças

Autores

  • Eliane M. Gordeeff Investigadora colaboradora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal Professora: Universidade Veiga de Almeida Animadora: Quadro Vermelho Produções https://orcid.org/0000-0002-3762-1463

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82450-63

Palavras-chave:

Imagem animada , Imagem filmada , Imagem em movimento , Técnicas animadas , Imagem digital

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento sobre as similaridades e incongruências entre uma obra animada e uma realizada em live-action. No artigo, são consideradas questões relevantes sobre as características da animação e da captura fotográfica direta das imagens (no live-action) que contestam os cânones dos Film Studies: o movimento como elemento fundamental da Animação, e não do Cinema Live-Action. Também são analisadas as técnicas animadas e suas diferenças, a relação da animação com a imagem fotorrealista (segundo Roland Barthes, André Bazin e Edgar Morin), considerando o sentido de ilusão. Os estudos de Edmond Couchot e Jean Baudrillard são basilares para as análises sobre a simulação no Audiovisual, assim como os trabalhos de Christian Metz e Jacques Aumont para as avaliações sobre a verossimilhança, a impressão da realidade e a suspensão da descrença, para esses dois tipos de imagens. Ainda são avaliados o sentido de “ficção” das imagens naturalista e conotativa, tanto pela Animação como pelo Cinema Live-Action, observando também os estudos de Norman McLaren e Andrei Tarkovski. Ao final, o artigo conclui que a imagem animada é mais falsa do que a imagem filmada, sempre ligada ao sentido da materialidade cotidiana. Avaliando a forma de se obter uma e outra imagem, a potência da Animação e a contradição histórica da imagem fotorrealista ligada à conhecida como Animação 3D. O texto também finaliza com um resumo de todo o processo analítico, por meio de um enquadramento das características das imagens animadas e filmadas.

Biografia do Autor

Eliane M. Gordeeff, Investigadora colaboradora: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal Professora: Universidade Veiga de Almeida Animadora: Quadro Vermelho Produções

Investigadora Associada: Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) Professora: Universidade Veiga de Almeida/Escola de Design E.Gordeeff é animadora, professora e pesquisadora de Animação, membro da ASIFA e da Society Animation Studies. Produziu mais de 15 curtas de animação que foram exibidos em vários festivais pelo mundo, com algum reconhecimento. Designer Gráfica e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, é Doutora em Belas Artes, Especialidade em Multimédia (Universidade de Lisboa, com bolsa do CNPq / Brasil, e Erasmus+ na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis). Em 2018, lançou o livro Aesthetic Interferences sobre animação em stop motion, baseado na dissertação de mestrado. É correspondente colaboradora do site de animação independente europeu, Zippyframes.com, e coordenadora do index academicosdaanimação.blog.br (o AdA é um index de textos acadêmicos e não acadêmicos publicados sobre Animação no Brasil).

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#3