Um estudo sobre percepção e práticas de user experience design (UX design) por jovens usuários cariocas de iPhone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.925168-183

Palavras-chave:

UX Design, Comportamento do consumidor, Interface, Usabilidade, Grupo Focal

Resumo

O presente estudo investigou como os processos deuser experience design(UXdesign) são per-cebidos pelos usuários de iPhone levando em consideração a usabilidade da interface e o seuimpacto na percepção e no comportamento de consumo de jovens usuários do Rio de Janeiro.Investigou-se a perspectiva de Solomon (2016) em relação ao comportamento do consumidor noque diz respeito aos conceitos de atitude e percepção, além da ótica de Nielsen (1993) e Norman(1998) quanto às questões técnicas que a UX (experiência do usuário) abrange e, por fim, dascontribuições de Zikmund e Babin (2011) no que tange a realização, tratamento e análise dogrupo focal. As principais contribuições do estudo apontam para a alta relevância de percepçãode alta qualidade da UXdesignem promover experiência de consumo relevante no que abrangequestões relativas à intuitividade, usabilidade, interface de usuário e até mesmo a valores esté-ticos, promovendo a construção de uma fidelidade de longo prazo do usuário com o produto e,consequentemente, com a marca. Esse fato pode ser explicado por o iPhone possuir um sistemaoperacional percebido como de muito fácil uso. Dessa forma, acaba sendo prático para o usuárioter um iPhone para realizar desde suas tarefas de trabalho até as que fazem parte de seu cotidia-no, de maneira rápida e conveniente.

Biografia do Autor

João Renato de Souza Coelho Benazzi, Departamento de Relações Públicas. Faculdade de Comunicação Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Graduado em Ciências Biológicas ( UFRJ) e em Administração de Empresas (PUC-RIO).

Especialista em Finanças Corporativas (PUC-RIO)

Mestre em Administração (PUC-RIO)

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ)

Professor do Departamento de Administração da PUC-Rio e professor Adjunto do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da UERJ 

Sabrina Uderman, PUC-Rio

Graduada em Administração pela PUC-Rio

Referências

AGNI, Edu. Etapas do design centrado no usuário. Medium, Rio de Janeiro, 9 maio 2016. Disponível em: https://www.mergo.com.br/blog/design-thinking/etapas-do-design-centrado-no-usuario-2/. Acesso em: 14 set. 2023.

AJZEN, Icek; FISHBEIN, Martin. Understanding Attitudes and Predicting Social Behavior. Hoboken: Prentice-Hall, 1980.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BRYMAN, Alan. Social research methods. Oxford: University Press, 2004.

DAVIS, Fred D. Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology. MIS Quarterly, v. 13, n. 3, p. 319-340, 1989. https://doi.org/10.2307/249008

DIAS, Cláudia A. Grupo Focal: técnicas de coletas de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n.2, p. 1-12, 2000. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/330/252. Acesso em: 17 set. 2023.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOURNIER, Susan. Consumers and their brands: Developing relationship theory in consumer research. Journal of Consumer Research, v. 24, n. 4, p. 343-353, 1998. https://doi.org/10.1086/209515

GATTI, Bernardete A. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GAVIOLI, Allan. Jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo. Exame, São Paulo, 13 maio 2022. Disponível em: https://exame.com/carreira/jovens-brasileiros-sao-os-quemais-utilizam-aparelhos-eletronicos-no-mundo/. Acesso em: 14 set. 2023.

GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GILMORE, James H.; PINE, B. Joseph. Authenticity: What consumers really want. Boston: Harvard Business School Press, 2007. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=VpTSBgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=Pine,+B.+J.,+%26+Gilmore,+J.+H.+Authenticity:+What+consumers+really+want.+Harvard+Business+Review,+v.85,+n.12,+p.134-139,+2007&ots=46XtLMRjx&sig=DF3kIw6v_9_GLBLfpqfUlltgyd8#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 13 set. 2023.

GOODWIN, Kim. Designing for the Digital Age. Indianápolis: Wiley, 2009.

GUPTA, Sumeet; KIM, Hee-Wong. Value-driven internet shopping: The mental accounting theory perspective. Psychology & Marketing, v. 27, n. 1, p. 13-35, 2010. https://doi.org/10.1002/mar.20317

KUCHERIAVY, Andrew. Good UX Is Good Business: How to Reap Its Benefits. Forbes, Nova York, 19 nov. 2015. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2015/11/19/good-ux-isgood-business-how-to-reap-its-benefits/?sh=69c010514e51. Acesso em: 12 set. 2023.

LEE, Chul; PARK, Gunno; KANG, Jina. The impact of convergence between science and technology on innovation. The Journal of Technology Transfer, v. 43, n. 2, p. 522-544, 2018. https://doi.org/10.1007/s10961-016-9480-9

MOON, Ji-Won; KIM, Young-Gul. Extending the TAM for a world-wide-web context. Information & Management, v. 38, n. 4, p. 217-230, 2001. https://doi.org/10.1016/S0378-7206(00)00061-6

NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. Rio de Janeiro: Elsevier, 1993.

NORMAN, Donald. O Design do Dia a Dia. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

PARRISH, Rick. The US Customer Experience Index, 2016. Forrester, Cambridge, 18 jul. 2016. Disponível em: https://www.forrester.com/report/The-US-Customer-Experience-Index-2016/RES131003. Acesso em: 12 set. 2023.

QUEIRÓZ, Maria Isaura P. Variações sobre a técnica do gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A., 1991.

SANTOS, Altair. Consumidor fideliza produto se tiver uma boa experiência. Cimento Itambé, São Paulo, 21 nov. 2018. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/boaexperiencia-com-produto-fideliza-consumidor/. Acesso em: 5 out. 2023.

SILVERMAN, David. Interpreting qualitative data: methods of analyzing talk, text, and interactions. Thousand Oaks: Sage, 2001.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-73312009000300013

ZAGUETTO, Fabio. A Experiência do Usuário (UX) e o Desenvolvimento de Produtos. Medium, Rio de Janeiro, 28 abr. 2020. Disponível em: https://medium.com/@fabio.zaguetto/a-experiência-dousuário-ux-e-o-desenvolvimento-de-produtos-2c391d7a0abb. Acesso em: 14 set. 2023.

ZIKMUND, William G.; BABIN, Barry J. Princípios da Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

Artigos