Vulnerabilidade e resiliência: O consumidor de Whey Protein e a busca do corpo perfeito

Autores

  • Rosana Oliveira da Silva Unigranrio e FIOCRUZ
  • Denise Franca Barros UNIGRANRIO
  • Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia ESPM e UERJ
  • Robson Gomes André

Palavras-chave:

Vulnerabilidade do consumidor. Whey protein. Regulação de suplementos alimentares.

Resumo

Partindo de estudos anteriores que problematizaram o consumo de suplementos alimentares e discutiram a vulnerabilidade do consumidor em tal contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as principais pressões e eventos disparadores da vulnerabilidade dos consumidores de Whey Protein e, em específico, analisar a regulação de suplementos alimentares, verificando de que forma agentes do mercado podem contribuir para a resiliência do consumidor. Foram realizadas entrevistas qualitativas com consumidores e professores de educação física e coletados documentos referentes à regulação do suplemento, analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram desconhecimento e falta de letramento a respeito do produto, pressões sociais e macroambientais para seu consumo, ausência de prescrição de especialistas, impotência e dependência. Observou-se que frequentar academias é evento disparador para o estado de vulnerabilidade, aliado à ideia de corpo perfeito a qualquer custo. A Resolução da Diretoria Colegiada n. 243/2018 trouxe avanços, embora seja uma contribuição incipiente para a resiliência do consumidor. Esta pesquisa contribui com os estudos relacionados à vulnerabilidade do consumidor e ao consumo de Whey Protein. Nesse aspecto, evidencia que questões associadas ao mercado fazem parte das forças macroambientais que podem levar à vulnerabilidade, independente de características dos consumidores. Este estudo permite compreender a importância de ser dada atenção ao consumo do produto, por meio da criação de políticas públicas e/ou educativas que possam proteger e alertar sobre os riscos associados ao consumo desnecessário e indevido e reforça a necessidade de orientação de profissionais qualificados e de redobrar a fiscalização.

 

Referências

ABIAD. Panorama: Segunda edição da pesquisa sobre hábitos de consume de AS no Brasil traz números animadores para o mercado. (2020a). Disponível em: https://abiad.org.br/pb/segunda-edicao-da-pesquisa-sobre-habitos-de-consumo-de-suplementos-alimentares-no-brasil-traz-numeros-animadores-para-o-mercado/. Acesso em: 21 mai. 2021.

ABIAD. Whey protein, creatina ou BCAA? Nutri explica benefícios de suplementos na dieta. 2020b. Disponível em: https://abiad.org.br/pb/whey-protein-creatina-ou-bcaa-nutri-explica-beneficios-de-suplementos-na-dieta. Acesso em: 20 mai. 2021.

ALMEIDA, Priscila de Jesus et al. Avaliação do perfil bioquímico de praticantes de exercícios físicos consumidores de suplementos alimentares. Atas de Ciências da Saúde (ISSN 2448-3753), v. 3, n. 1, p. 30-40, 2016.

ALVES, Crésio; LIMA, Renata Villas Boas. Uso de suplementos alimentares por adolescentes. Jornal de pediatria, v. 85, p. 287-294, 2009.

ANVISA. Publicadas novas regras para suplementos alimentares. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2018/publicadas-novas-regras-para-suplementos-alimentares. Acesso em: 25 mai. 2021.

ANDRADE, Letícia de Almeida et al. Consumo de suplementos alimentares por clientes de uma clínica de nutrição esportiva de São Paulo. Rev. bras. ciênc. mov, p. 27-36, 2012.

ARBER, Sara. Designing samples. Researching social life, v. 2, p. 58-82, 2001.

BAKER, Stacey Menzel; GENTRY, James W.; RITTENBURG, Terri L. Building understanding of the domain of consumer vulnerability. Journal of Macromarketing, v. 25, n. 2, p. 128-139, 2005.

BAKER, Stacey Menzel; MASON, Marlys. Toward a process theory of consumer vulnerability and resilience: Illuminating its transformative potential. In: Transformative consumer research for personal and collective well-being. Routledge, 2012. p. 543-564.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo 4ªed. Lisboa: Edições, v. 70, n. 1977, p. 99-120, 2011.

BARROS, Denise Franca; MERABET, Daniel de Oliveira Barata; GOUVEIA, Tania Maria Almeida. Público-alvo ou consumidor vulnerável? Histórico da legislação sobre a publicidade infantil em uma perspectiva de Macromarketing. In: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade, 6, 2015. Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: AdCont, 2015.

BRASNUTRI. Panorama do Setor. 2017. Disponível em: http://www.brasnutri.org.br/arquivos/numeros_setor/2017_atualizado.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.

CARVALHO, Diana Lúcia Teixeira de; PEREIRA, Rita de Cássia de Faria. Eu aceito: a transição liminar relativa ao ritual do casamento e a VC. In: Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 8, 2018, Porto Alegre. Anais... Rio Grande do Sul: ANPAD, 2018.

COMMURI, Suraj; EKICI, Ahmet. An enlargement of the notion of consumer vulnerability. Journal of Macromarketing, v. 28, n. 2, p. 183-186, 2008.

CUKIER, Celso. WP: 11 regras para quem quer tomar o suplemento. in Revista Veja, ELIAS, Vivian Carrer. 2014. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/whey-protein-11-regras-para-quem-quer-tomar-o-suplemento/. Acesso em: 30 mai. 2021.

DUARTE, Rosália. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de pesquisa, p. 139-154, 2002.

G1. Marcas de ‘WP’ reprovadas em teste têm 30 dias para se adequar. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/marcas-de-whey-protein-reprovadas-por-inmetro-tem-30-dias-para-se-adequar.html. Acesso em: 30 mai. 2021.

HILL, Ronald Paul; SHARMA, Eesha. Consumer vulnerability. Journal of Consumer Psychology, v. 30, n. 3, p. 551-570, 2020.

HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal; FISBERG, Mauro; MOCHIZUKI, Luis. Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, p. 539-543, 2008.

IACOBUCCI, Dawn. A Challenge within Macromarketing: Global Disasters. Journal of Macromarketing, v. 39, n. 3, p. 334-338, 2019.

INMETRO. Programa de análise de produtos: relatório final sobre a análise em suplementos proteícos para atletas - Whey Protein. 2014. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/Relatorio_Whey_Final.pdf. Acesso em: 28 mai. 2021.

IN nº 28, de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constuintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550. Acesso em: 30 mai. 2021.

KILYOS. Mercado de suplementos: números e projeções. 2019. Disponível em: https://www.kilyos.com.br/blog/mercado-de-suplementos-numeros-e-projecoes. Acesso em: 30 mai. 2021.

KOWALSKA, Aleksandra; BIENIEK, Milena; MANNING, Louise. Food supplements’ non-conformity in Europe–Poland: A case study. Trends in Food Science & Technology, v. 93, p. 262-270, 2019. Disponível em: https://rau.repository.guildhe.ac.uk/16168/1/Supplement%20Poland%20TIFS%20accepted.pdf. Acesso em: 30 jun. 2021.

LENHARO, Mariana. Suplementos suspensos têm até 10 vezes mais carboidrato que prometido. 2014. in Portal G1. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/04/suplementos-suspensos-tem-ate-10-vezes-mais-carboidrato-que-prometido.html. Acesso em 15 nov. 2021.

MASON, Marlys; PAVIA, Teresa. Health and consumer vulnerability: identity dissolution and resiliency behaviors. ACR North American Advances, 2014.

MASON, Marlys; PAVIA, Teresa. Health shock, identity, and consumer vulnerability. In HAMILTON, Kathy; DUNNETT, Susan; PIACENTINI, Maria (Ed.), Consumer vulnerability: Conditions, contexts, and characteristics (pp. 145–156). Abingdon: Routledge, 2016.

MAUGHAN, Ronald J. et al. IOC consensus statement: dietary supplements and the high-performance athlete. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, v. 28, n. 2, p. 104-125, 2018.

MOLIN, Thaís Ramos Dal et al. Marco regulatório dos suplementos alimentares e o desafio à saúde pública. Revista de Saúde Pública, v. 53, 2019.

NEVES, Daniele Custódio Gonçalves das et al. Consumo de suplementos alimentares: alerta à saúde pública. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 28, n. 1, p. 224-238, 2017.

PROTESTE. Whey Protein: compare as marcas que testamos em laboratório e não seja enganado! 2018. Disponível em: https://www.proteste.org.br/saude-e-bem-estar/bem-estar/noticia/whey-protein-compare-marcas-testadas-em-laboratorio. Acesso em: 10 jun. 2021.

RDC nº 18, de 27 de abril de 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2010/res0018_27_04_2010.html. Acesso em: 30 jun. 2021.

RDC nº 243, de 26 de julho de 2018. Dispõe sobre os requisitos sanitários dos suplementos alimentares. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34379969/do1-2018-07-27-resolucao-da-diretoria-colegiada-rdc-n-243-de-26-de-julho-de-2018-34379917. Acesso em: 30 jun. 2021.

SANTANA, Davi Alves. Efeitos da suplementação de Whey protein durante o treinamento de força na massa magra: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 8, n. 43, 2014.

SCARLATO, Renata Cristina et al. Determinação do teor de proteínas e carboidratos totais em suplementos tipo Whey Protein. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 75, p. 01-07, 2016.

SHULTZ, Clifford J.; HOLBROOK, Morris B. The paradoxical relationships between marketing and vulnerability. Journal of Public Policy & Marketing, v. 28, n. 1, p. 124-127, 2009.

SILVA, Jefferson Oliveira da; ABREU, Nelsio Rodrigues de; MANO, Rayane Fernandes. Consumidores vulneráveis ou vulnerabilizados? Uma reflexão sobre a acessibilidade em meios hoteleiros na ótica das pessoas com deficiência física. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 39, 2015, Belo Horizonte. Anais… Minas Gerais: ANPAD, 2015.

SILVA, Rosana Oliveira da et al. Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares e a vulnerabilidade do consumidor. Revista ADM. Made, 21(1), 34-50, 2017.

SILVA, Rosana Oliveira da et al. Uma discussão necessária sobre a vulnerabilidade do consumidor: avanços, lacunas e novas perspectivas. Cadernos EBAPE. BR, v. 19, p. 83-95, 2021.

TIMOTEO, Gislaine Rosa; FERREIRA, Maresa Custódio Molinari. Análise do teor de macronutrientes em suplementos dietéticos tipo whey protein. Revista Iniciare, v. 2, n. 1, p. 96-107, 2017.

WAGNER, Marielly. Avaliação do uso de suplementos nutricionais e outros recursos ergogênicos por praticantes de musculação em academias de um bairro de Florianópolis-SC. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 5, n. 26, p. 5, 2011.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Edição

Seção

Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.