Antagonismos no discurso sobre o design da experiência do usuário em empresas plataforma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.926116-130

Palavras-chave:

Design de experiência do usuário, Prática profissional, Empresas plataformas, Plataformas digitais

Resumo

Este artigo investiga a complexa atuação do design no desenvolvimento de interfaces digitais dentro de empresas plataformas, considerando as influências do capitalismo tardio e dos discursos associados à prática do UX Design. A partir de entrevistas em profundidade com 18 designers profissionais que atuam em empresas plataformas, identificou-se como resultados duas atitudes predominantes na prática profissional: a Atitude Idealista, focada no bem-estar dos usuários, e a Atitude Pragmática, alinhada ao sistema capitalista. A discussão enfatiza as várias contradições entre o discurso pró-usuário e as práticas que visam atender às necessidades comerciais das empresas. Observaram-se os impactos do design sob duas perspectivas: o discurso do impacto positivo na vida dos usuários e a validação pelos resultados comerciais. Destaca-se também uma tensão existente entre os propósitos proclamados pelos designers e a realidade dos ganhos para os usuários, revelando a ideia de “propósito” como uma estratégia retórica das empresas para gerenciar tanto sua reputação quanto o trabalho de seus contratados. Por fim, aponta-se para a incoerência intrínseca à prática do design nas empresas plataformas, e questiona-se a posição do design como agente de transformação social diante das dualidades de objetivos aos quais tenta responder.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costa, Universidade de São Paulo

Ana Carolina Ribeiro Costa é mestre em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da USP (FAUD USP) e arquiteta e urbanista pela mesma instituição. Têm experiência acadêmica internacional pelo Politécnico de Milão (POLIMI), tem foco de pesquisa em temas relacionados ao Design Centrado no Usuário, Design de Interfaces digitais e de Interação. Investiga especialmente o fenômeno de mercado conhecido como UX Design. Está vinculada ao grupo de pesquisa Lab Visual e ao TELAS (Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas da Comunicação). Atualmente é Bolsista FAPESP (TT IV-a) dentro do projeto Arquigrafia 4.0.

Leandro Velloso, Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Projeto (AUP) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Graduado em Arquitetura e Urbanismo, com doutorado em na área de Design, também pela FAUUSP. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. Coordenador da pesquisa ‘Infovis para Saúde Pública: Sistematização do Design de Visualizações para Monitoramento e Avaliação’, realizada em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e financiada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Design, Ambiente e Interfaces (DAI), Design em Ação (DeA), Design para a Saúde e da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).

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Publicado

2024-09-16

Edição

Seção

Dossiê Design com Produção Social