Antagonismos no discurso sobre o design da experiência do usuário em empresas plataforma
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.926116-130Palavras-chave:
Design de experiência do usuário, Prática profissional, Empresas plataformas, Plataformas digitaisResumo
Este artigo investiga a complexa atuação do design no desenvolvimento de interfaces digitais dentro de empresas plataformas, considerando as influências do capitalismo tardio e dos discursos associados à prática do UX Design. A partir de entrevistas em profundidade com 18 designers profissionais que atuam em empresas plataformas, identificou-se como resultados duas atitudes predominantes na prática profissional: a Atitude Idealista, focada no bem-estar dos usuários, e a Atitude Pragmática, alinhada ao sistema capitalista. A discussão enfatiza as várias contradições entre o discurso pró-usuário e as práticas que visam atender às necessidades comerciais das empresas. Observaram-se os impactos do design sob duas perspectivas: o discurso do impacto positivo na vida dos usuários e a validação pelos resultados comerciais. Destaca-se também uma tensão existente entre os propósitos proclamados pelos designers e a realidade dos ganhos para os usuários, revelando a ideia de “propósito” como uma estratégia retórica das empresas para gerenciar tanto sua reputação quanto o trabalho de seus contratados. Por fim, aponta-se para a incoerência intrínseca à prática do design nas empresas plataformas, e questiona-se a posição do design como agente de transformação social diante das dualidades de objetivos aos quais tenta responder.
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